“10 milhões de estrelas- um gesto pela Paz”
A chama de uma vela, no espaço famíliar, na noite de Natal, bem como a festa pela Paz, em Leiria, no sábado 13, são os dois momentos mais marcantes da operação.
Compreender-se-á, por isso, que a Cáritas, a todos os níveis da sua organização, abrace também com entusiasmo a causa da paz, tão indissoluvelmente ligada à dignidade, ao bem estar e desenvolvimento dos povos.Foi a constatação da precariedade da paz e da necessidade de continuadamente desenvolver esforços no sentido da sua construção ou consolidação, que fez a Cáritas em França desencadear a operação “Dez Milhões de Estrelas, um Gesto pela Paz”, há mais de 30 anos.
A iniciativa está hoje difundida um pouco por todo o mundo e conta também com a participação das Cáritas de Portugal que, vai para seis anos, a realizam anualmente, na quadra do Natal.
Sensibilizar e educar para uma cultura de paz, alicerçada nos valores universais da solidariedade e da justiça, é o objectivo da operação “10 milhões de estrelas” que, nos dois momentos mais marcantes, recorre à linguagem simbólica para se exprimir e comunicar.
Assim, na noite de Natal, as famílias são convidadas a fazer brilhar nas janelas ou varandas de suas casas, a chama de uma vela, dando visibilidade à esperança universal, evocada nessa noite, de um mundo mais justo e solidário.
Além de símbolo, a vela é também um instrumento ao serviço da partilha de bens com os mais pobres. Adquiri-la constitui um gesto de descentramento individual, mas também uma forma de ajudar numa causa social de âmbito internacional, (neste ano, projectos de apoio à comunidade minoritária dos Pigmeus, na República do Congo, nas áreas da saúde e educação), e de colaborar na ajuda aos mais desamparados e desprotegidos, através da Cáritas de cada diocese.
Com a colaboração da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Leiria, “10 Milhões de Estrelas – um gesto pela Paz” desenvolve-se também no espaço público, com a Festa pela Paz. Aberta à participação de todos, vai ser em Leiria, na tarde de 13 de Dezembro, no palco da Aldeia de Natal, junto ao jardim da cidade.
A música, teatro e a dança interpretada pelos artistas da região, de escolas, colégios e colectividades, vão encher de alegria, calor e animação predominantemente jovens, uma tarde de festa evocativa da paz, que terminará com a acendimento de centenas de vasos de luz. Ficarão a iluminar a noite, como símbolo do compromisso comum pela edificação de uma cultura de justiça, de solidariedade e de paz.
Ambrósio Santos
Deixar uma resposta