Duas centenas de jovens animam festa pela Paz
“10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela Paz”, faz trazer para o espaço público a causa da solidariedade e da paz, com uma concentração festiva que irá decorrer em Leiria, na tarde do dia 13 de Dezembro, na Aldeia de Natal, junto ao jardim da cidade, a partir das 14,45 h.
“10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela Paz”, assim se chama a grande Festa pela Paz, que irá decorrer em Leiria, na tarde do dia 13 de Dezembro, na Aldeia de Natal junto ao jardim da cidade, a partir das 14,45 h.
A organização é da Cáritas Diocesana de Leiria, contando com a colaboração da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Leiria.
Mas os actores principais são as perto de duas centenas de jovens de diversas escolas e colectividades do concelho, que responderam ao desafio de trazer a causa da paz para o espaço público, através de diferentes expressões artísticas, como a música, o teatro e a dança.
No final, e com a colaboração dos participantes, far-se-á o acendimento de centenas de vasos de luz, que ficarão arder, pela noite dentro, na zona central da cidade, como símbolo da aspiração universal da solidariedade e da paz.
“Dez Milhões de Estrelas – Um gesto pela Paz” visa sensibilizar e educar para a paz, não apenas como ausência de guerra, mas entendida e edificada a partir de fundamentos sólidos da solidariedade, do direito, e da justiça para todos.
Não serão, por certo, nem o simbolismo de milhares de chamas na noite de Natal, nem a vibração de duzentos jovens que vão animar a festa do próximo sábado, nem o numeroso público que se espera, que irão repentinamente mudar a marcha do mundo.
Mas é possível acreditar que, com esta iniciativa em Leiria, com outras semelhantes em cidades e vilas de Portugal no mesmo dia, e noutros cantos da Europa e do mundo, a paz se alarga como um rio, tocando mentes e corações, sensibilizando, formando e fortalecendo as consciências para o estabelecimento de uma cultura de paz.
E nas diferentes escolhas mais conflituosas, seja na família, na escola, no profissão, nas relações entre os povos, poderemos todos estar mais preparados para fazer prevalecer o diálogo sobre a confrontação, a solidariedade sobre o egoísmo, o direito e a justiça acima dos interesses, a reconciliação sobre todo o género de violências. E então o Natal ficará mais perto.
Ambrósio Santos
Cáritas de Leiria
Deixar uma resposta