Ser voluntário, Ser Solidário
No presente ano, a Cáritas portuguesa elegeu como lema “Ser voluntário, ser solidário” num apelo à solidariedade nomeadamente, através do voluntariado.
Numa Europa onde cada vez mais se faz sentir a crise de valores humanos aliada à crise económico-financeira que se manifesta de modo mais acentuado em alguns países, como é o caso de Portugal, é-nos lembrado que através do voluntariado podemos ser mais humanos manifestando a nossa solidariedade para com aqueles que, muitas vezes, vivendo ao nosso lado, ignoramos.
Na Carta pastoral, “Chamados à Caridade” que o nosso Bispo Diocesano publicou para este ano, somos chamados a, à imagem do Bom Samaritano, darmos uma atenção redobrada aos mais necessitados e a prestarmos-lhes o auxílio de que carecem. Só assim seremos verdadeiramente Igreja de Jesus Cristo.
A Cáritas Diocesana de Leiria, particularmente nesta semana, vem lembrar que, possivelmente, ao nosso lado vivem pessoas que precisam do nosso auxílio e a quem podemos ajudar através da nossa dádiva de sangue que podemos fazer nos postos de atendimento do Instituto Nacional de Sangue ou ainda contribuindo com o nosso donativo à Cáritas que fará chegar o nosso gesto solidário aos que diariamente nos procuram pedindo ajuda.
Será ainda a forma de possibilitarmos a que, durante o Verão, muitas crianças da nossa Diocese usufruam de uns dias na praia na Casa da Praia do Pedrógão que, de outro modo, possivelmente não teriam. Aqui importa sublinhar a disponibilidade de muitos jovens que, todos os anos, dão à Cáritas e às crianças, alguns dos seus dias de férias, trabalhando em voluntariado na Colónia. É um trabalho exigente que todos fazem com enorme entusiasmo com sentido dos outros e da ajuda que prestam.
Neste tempo de Quaresma e em que os sinais de dificuldades económicas teimam em não sair do nosso horizonte, as mulheres e os homens de boa vontade são convidados a não esquecerem aqueles para quem a vida é mais difícil porque não têm o suficiente para poderem viver e dar aos seus filhos uma vida humanamente condigna.
“Ser voluntário, ser solidário” é o nosso lema para este ano. Que cada um de nós saiba encontrar espaço e disponibilidade de tempo para, esquecendo-se um pouco de si, encontre forma de olhar para o lado e descobrir que, afinal, bem perto de nós há pessoas que precisam da nossa ajuda.
Júlio Martins, Presidente da Direcção da Cáritas Leiria.
Deixar uma resposta