Inauguração da Exposição das Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal
A exposição “Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal”, organizada pela Embaixada da Áustria em Portugal, como o patrocínio da Cáritas Portuguesa, foi apresentada ao público pela Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima, no passado dia 17 de Maio, no Posto de Turismo da Região de Leiria-Fátima. A exposição retrata a vinda de mais de 5.500 crianças austríacas e o seu acolhimento por famílias portuguesas, aquando do final da Segunda Guerra Mundial.
Esta experiência de paz, de relativo bem-estar e bom acolhimento foi marcante e é motivo da maior gratidão até aos dias de hoje. Os contactos calorosos entre as Crianças Cáritas, entretanto adultas, e as suas famílias portuguesas perduram ao longo das décadas e das gerações, constituindo uma forte corrente de amizade entre a Áustria e Portugal.
Na exposição, estiveram cerca de 25 pessoas, entre os quais representantes: da Câmara Municipal de Leiria, da Junta de Freguesia de Leiria e elementos dos Grupos Sócio Caritativos da nossa Diocese. Todos salientaram o contributo desta iniciativa, reforçando a importância do apoio prestado pelos portugueses, como referiu Acácio Sousa: “trata-se de actos solidários que não devem ser esquecidos. É muito importante a solidariedade e cooperação entre povos.”
Passados mais de 50 anos, após o acolhimento das crianças austríacas, o sentimento de apoio e cooperação entre a comunidade portuguesa de outrora, parece encontrar-se bem marcado até aos dias de hoje. Mário Matias, que conviveu pontualmente com algumas crianças austríacas, enaltece a disponibilidade da sociedade da época: “considera-se importante recordar este gesto, apesar das dificuldades que o país atravessava na altura. As pessoas que acolheram as crianças não eram as mais ricas da cidade, tinham alguma disponibilidade económica mas não eram as mais abastadas.”
Existem memórias que parecem continuar vivas. Benilde de Jesus Santos, visitante da exposição, refere que se recorda de duas meninas austríacas que foram acolhidas, uma por uma família e outra pelo pároco de uma localidade da Batalha: “quando chegaram as duas crianças, duas meninas, recordo-me na altura só havia um telefone na localidade, levaram-nas para telefonar à família e choravam muito. Não falavam nada de português, mas aprenderam muito depressa.”
Os testemunhos recolhidos recordam o gesto de solidariedade de tantos portugueses, num período de grande dificuldade e adversidade que o país atravessava. Recordar um período de grande nobreza da nossa história é o que poderá visitar na exposição, que irá estar presente ao público até próximo dia 24 de Maio, no Posto de Turismo de Leiria-Fátima, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00.
Deixar uma resposta