Eu sou Cáritas
“Eu sou Cáritas” desde 2012. Esse foi o ano em que fiz Colónia de férias pela primeira vez e que descobri o que é fazer voluntariado.
Desde logo percebi que esse é o motor que faz mover a Cáritas.
Parece-me impossível descrever o que é até se fazer, e acredito que cada um tenha a sua própria definição. A Colónia de férias trouxe-me a minha própria perspetiva. Para mim, ser voluntário é partir para cada momento do dia dando tudo de mim aos outros sem esperar ter algo em troca. No Mundo em que vivemos parece não haver uma razão forte para o fazer, visto que não somos recompensados materialmente. O que o mundo não conhece é o provérbio: Amor, com Amor se paga.
De facto, muitas vezes somos abalados com uma gratidão que parece ser demais para o gesto simples que fizemos. Muitas vezes, o nosso espaço é invadido por um sorriso ou um gesto que nos faz o dia. E quando parece estar tudo a correr mal um momento de ternura aliado a uma força vinda do alto mantém-nos em pé e com vontade de fazer mais.
No final, parece que se fez pouco por aquela criança que ainda agora conheceu a praia e já tem de voltar ao seu dia a dia claramente pesaroso para a sua inocente condição de criança.
Porém, saímos dos turnos esperançosos na humanidade e com a certeza de que ainda existe Amor.
“Dar os melhores 9 dias do ano àquela/e criança/adolescente” é a nossa missão.
Deixar uma resposta