MANIFESTAÇÃO PÚBLICA DA CAMPANHA ‘10 MILHÕES DE ESTRELAS – UM GESTO PELA PAZ’ E A CELEBRAÇÃO DA ‘LUZ DA PAZ DE BELÉM’
A Cáritas Diocesana de Leiria e a Junta Regional de Leiria-Fátima (CNE), à semelhança do que acontecerá este ano a nível nacional, vão promover em conjunto a manifestação pública da campanha ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ e a celebração da ‘Luz da Paz de Belém’.
A iniciativa conjunta, a realizar no dia 18 de dezembro, terá início pelas 21h30 na Sé de Leiria, com a chegada da ‘Luz da Paz de Belém’ e o acendimento da ‘Luz da Paz’, que culminará com a celebração da palavra, presidida pelo nosso Bispo, D. António Marto e a difusão da chama pelos presentes que a queiram levar para casa.
A edição deste ano da campanha ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ arrancou publicamente, por ocasião do I Dia Mundial dos Pobres, no passado dia 19 de novembro, em que foi assinalado em Lisboa por várias organizações católicas e personalidades públicas.
Este ano 65% do total de verbas recolhidas com a venda das velas vai reverter para as famílias carenciadas apoiadas por cada Cáritas Diocesana e os restantes 35% serão para apoiar as vítimas dos incêndios que assolaram o nosso país.
A Cáritas convida ainda cada português a acender uma vela na noite de 24 de dezembro, véspera de Natal, e a colocá-la à janela de casa. As velas estão à venda na Cárita Diocesana e paróquias e também em estabelecimentos comerciais que se associam à iniciativa, e podem ser adquiridas ao preço unitário de um euro ou quatro euros (pack de quatro velas).
A operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ é uma iniciativa solidária que nasceu em França e que começou a ser promovida em Portugal em 2003, tendo como principal objetivo incentivar a sociedade civil, os cidadãos, a contribuírem para a melhoria das condições de vida de pessoas e povos desfavorecidos, atingidos por fenómenos como a pobreza, a guerra, as catástrofes naturais, as desigualdades sociais.
A tradição da ‘Luz da Paz de Belém’ foi iniciada há cerca de 25 anos, na Áustria, resultante de uma ação caritativa a favor de crianças portadoras de deficiência e de pessoas carenciadas, promovida pela televisão pública austríaca. Desde então, todos os anos uma criança daquele país é convidada a recolher a luz da igreja da Natividade e, a partir de uma celebração ecuménica realizada em Viena, a distribui-la pela Europa, acompanhada de uma mensagem de paz. Desde 1990 muito difundida pelos escuteiros, a ‘Luz da Paz’ é atualmente recebida em cerca de 35 países.
Este ano a “Luz da paz de Belém” chegará a Portugal no dia 17 de dezembro e será trazida para a diocese de leiria-fátima, no dia 18 de dezembro.
Deixar uma resposta